É muito comum que usuários de plano de saúde recebam a negativa de coberturas de tratamentos, autorização e custeio de exames, cirurgias, home care, medicamentos de alto custo, tratamento completo de psicoterapia, fisioterapia e outros.
Também, existe as negativas por doenças e lesões preexistentes, que podem ocorrer quando o beneficiário ou seu representante legal saiba ser portador ou sofredor, no momento da contratação ou adesão ao plano.
Caso o paciente ao contratar ou aderir ao plano já tenha a doença, mas essa não era conhecida, não se caracteriza doença preexistente para fins legais, assim, a operadora fica proibida de exigir que o usuário cumpra o período de 2 (dois) anos de carência pela doença preexistente. Assim, o usuário fica sujeito apenas ao prazo de 180 dias e de 24 horas em caso de urgência.
Infelizmente, é comum que os planos de saúde, contando com o desconhecimento dos usuários neguem os tratamentos, cirurgias, exames, entre outros tratamentos pelos mais diversos motivos.
Contudo, boa parte dessas negativas são abusivas!
Sendo constatada a abusividade da negativa, é possível entrar com uma ação de obrigação de fazer com pedido de urgência contra o plano, visando obter uma decisão liminar obrigando a plano a liberar o exame em sua rede credenciada.
Consulte os nossos especialistas